segunda-feira, 2 de abril de 2012

13 DICAS DA SUPERNANNY

DICAS DA SUPERNANNY ( OU UMA SUPER BABÁ)
Alguns programas tem a iniciativa de auxiliar na educação das crianças.Existe um que está fazendo muito sucesso e que muitas vezes tem auxiliado pais e professores a se reverem em sua ações quanto a orientação educacional nos dias atuais.
Pesquisamos sobre esse programa e essa educadora que tanto sucesso faz com todos.
QUEM É A SUPERNANNY?
Argentina radicada no Brasil, Cris Poli tem 60 anos e dedicou 40 deles à Educação Infantil.

Atuou como professora de algumas das mais respeitadas escolas de Buenos Aires até se mudar para São Paulo e aplicar seus conhecimentos em colégios da capital paulista. Formou-se em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernandez, de Buenos Aires, Argentina.

No Brasil, fez Licenciatura em Letras Inglês-Português na USP.Mensalmente mais de 15 mil famílias procuram por sua ajuda.
Abaixo,uma entrevista dada ao site do SBT
Entrevista com Cris Poli

A pedagoga Cris Poli, mais conhecida como a SuperNanny, é o sonho dos pais de primeira viagem. Mensalmente mais de 15 mil famílias procuram por sua ajuda. Confira abaixo uma entrevista com a educadora.

Qual o principal problema dos pais quando a procuram?
O problema mais comum é que atualmente os pais não sabem assumir a autoridade. Isso realmente aperta o meu coração. As crianças não têm mais limites.

Mas o que isso significa na prática?
Significa impor limites, estabelecer horários, fazer com que as crianças saibam quem realmente manda em casa. Os pais têm a responsabilidade de educar os filhos.

Como é possível reconquistar a autoridade?
As pessoas confundem autoritarismo com autoridade. Não é preciso ser um déspota em casa. Pelo contrário. Autoridade não tem nada a ver com gritos ou uso da violência.

E as crianças costumam ter medo de você?
Nos três primeiros dias em que estou na casa delas apenas observando, ficam apreensivas. Mas isso passa. Recentemente uma criança me procurou e disse que não tinha mais medo da Supernanny e até me deu um abraço.
13 DICAS DA SUPERNANNY
1ª DICA
Os pais precisam entender: há uma grande diferença entre criança “ativa” e criança “mal-educada”. Elas precisam ter vida, devem brincar, perguntar e até mesmo fazer bagunça. O problema é quando isso passa dos limites, quando seu filho não respeita aquilo que você entende ser o mais correto para ele.
Por isso, ter uma rotina é importante e, mais do que isso, explicar ao seu filho o que pode e o que não pode dentro de sua casa. Toda criança entende quando você abaixa ao nível dela e fala olhando em seus olhinhos.
E aí, fica minha dica: crie horários para as brincadeiras, passeios e tarefas da escola, por exemplo, faça uma cartolina e explique a seu filho como será a rotina de sua casa. Quando ele quiser algo fora do horário, mostre a ele o cartaz e lembre o que foi combinado. Você vai ver a diferença em pouquíssimo tempo!
2ª DICA
Com a correria do dia-a-dia, muitos pais se sentem culpados por terem pouco tempo junto a seus filhos. Então, vale relembrar: como quase tudo na vida, qualidade é sempre mais importante que quantidade.

Cada idade pede um tipo de atenção especial e, para todas elas, há brincadeiras próprias. Aproveite o tempo que você tem para fazer atividades dirigidas com seus filhos. Se você dispõe de apenas uma hora com eles por dia, crie o hábito de, nesse momento, desenvolver programas que dêem prazer a todos vocês. É hora de desligar a TV, deixar o celular e os problemas do trabalho de lado e cair na brincadeira. Antes das crianças dormirem, conte histórias e leia livros com elas. Nas horas de folga, faça algo diferente, como um piquenique ou um jogo de futebol, por exemplo.

Deixe de se culpar e curta o tempo da melhor maneira possível ao lado dos pimpolhos!
3ª DICA Quanto tempo uma criança pode ficar em frente à TV? Eu tenho certeza de que essa é uma dúvida comum para os pais. É importante que a rotina contemple entre meia e uma hora para a criançada curtir a telinha. Mas, claro, escolha horários em que há programas voltados a elas, de preferência educativos.

O problema não é ver TV e sim perder o controle do tempo e do conteúdo do que seu filho assiste. Saber a classificação, assistir junto, conhecer os personagens são também deveres dos pais.

E, o mais importante, não deixe seu filho sem ter o que fazer, porque a TV será a opção mais fácil. Mais uma vez vale dizer, crie brincadeiras dirigidas para eles. Invente atividades interessantes, mostre opções.
Este é o segredo!
4ª DICA

Essa dica é um reforço do que você assistiu no programa. Lembra dos quadrigêmeos? Pois é, a mamãe Adriana tinha a mania de vestí-los iguais. Aliás, isso é muito comum quando se trata de gêmeos. Mas, apesar de ser bonitinho, é muito ruim para as crianças.

Os pais devem saber que cada filho é diferente e que, desde cedo, eles devem incentivá-los a ter personalidades e gostos próprios. Vestidos iguaizinhos, eles perdem a identidade. Os problemas disso vão aparecer mais tarde, na adolescência e até na fase adulta.

E essa dica não é só para pais de gêmeos. Algumas mães gostam de ver os filhos com roupas semelhante, indiferente da idade.

Deixe seu filho criar o estilo e a personalidade que quiser!
5ª DICA

Como neste quinto programa, o assunto é o filho do meio. Há quem ache que estar entre o primogênito e o caçula não faz diferença. Faz sim! E os pais devem ter consciência disso.

O filho do meio, muitas vezes, faz de tudo para chamar a atenção, já que se sente “menos importante” que os outros. E é por isso que, às vezes, eles fazem mais birras, brigam com os irmãos e não medem esforços para chamar a atenção.

Não que esse comportamento seja aceitável, mas os pais devem reservar uma atenção especial para essa criança. Fazê-la se sentir tão querida quanto a mais velha e a caçula pode reduzir — e muito! — esse mau comportamento.

Trate todos os filhos com a mesma atenção e entenda que cada um tem uma necessidade especial!
6ª DICA Vamos falar de alimentação. Muitos pais vivem reclamando que os filhos não comem, que fica um monte de comida no prato. Como você viu no programa da família de Cruzeiro, muitas vezes a mãe exagera ao dizer que os filhos não comem. Além disso, permite que eles comam muitas besteiras ao longo do dia.

O primeiro passo é estabelecer horários das refeições e não deixar comer nada fora da hora. Os pais também devem saber que as crianças não comem como adultos e que, muitas vezes, o que parece pouco é o suficiente. Coloque no prato uma porção pequena, divida em porções ainda menores e estabeleça objetivos. A criança vai se sentir desafiada e, ao comer tudo, recebe os parabéns e se sente feliz. Se quiser, vai pedir mais.

Transforme a hora da refeição em um momento alegre, não em uma obrigação!
7ª DICA Vamos falar sobre dormir. Um dos passos importantes para evitar que a criança queira ficar no quarto dos pais é criar um espaço agradável e que seja especialmente feito para ele.

No quarto reservado às crianças, coloque uma cortina bacana, enfeite as paredes com os seus desenhos preferidos e escolha uma colcha de algum personagem com o qual ele se identifique. E, como você viu no programa da família da Sibeli, nunca deixe o quarto totalmente escuro. Em geral, as crianças ficam com medo e se sentem inseguras. Então, tenha uma luminária bacana, também de acordo com a idade do seu filho. No caso do Daniel, usamos luzes em formato de dados.

Vale dizer que não é preciso gastar uma fortuna para isso. Faça alguns enfeites junto com os seus filhos. Vale aproveitar desenhos que eles fazem na escola, por exemplo.

Transforme o quarto das crianças num ambiente lúdico e especial!
8ª DICA

Um dos pontos importantes para que os filhos cresçam bem é o relacionamento do casal. Muitos pais acabam se afastando e divergem a respeito de como criar as crianças. É preciso união. Em caso de opiniões diferentes, decidam antes e definam o que vão fazer. Não se deve demonstrar essa insegurança à criança, muito menos discutir na frente dela.

Outra dica importante: os pais devem contemplar, na rotina da família, um horário só para eles. Pelo menos uma vez por semana, marido e mulher devem sair para jantar ou para um passeio qualquer, sem os filhos. Falar sobre outros assuntos, esquecer um pouco os problemas e se curtir são essenciais para o casamento. E, consequentemente, para a família toda.

Um casamento feliz é fundamental para a criação dos filhos!
9ª DICA
A "troca de papéis" foi um dos bons momentos do nosso último programa. Rowan e Gerusa "viraram" Wilson e Maria Eduarda e vice-versa. A brincadeira serve como dica para todo mundo. É muito importante que os pais se coloquem no lugar dos filhos, para saber como eles vêem os pais e como enxergam a relação do casal.

Normalmente, a surpresa é grande. Deve haver algo que você fala sempre, nem se dá conta e atitudes que os incomoda e você nem percebe. Propor que os filhos "imitem" os pais também revelará como eles se colocam em relação à família. Além de tudo, será um momento bastante divertido para eles e para você.

Brincar também pode ser uma forma de se conhecer!
10ª DICA A dica de hoje parece simples, mas nem sempre é. Os pais precisam se observar melhor. Isso mesmo. Muitas vezes, vemos defeitos nos nossos filhos e não damos conta que eles apenas refletem algo que vêem em nós. Veja no caso da família da Patrícia. O apartamento dela vivia bagunçado. Eram documentos misturados com os desenhos das crianças, brinquedos, chaves, revistas e muitas outras coisas espalhadas pela casa. Como pedir que as crianças fossem organizadas, se elas não viam isso nem na própria casa?

O mesmo serve para crianças que falam palavrões, que gritam constantemente ou que são agressivas, por exemplo. Quase sempre os pais têm os mesmos hábitos - e nem sempre percebem isso.

Aja como você gostaria que seus filhos agissem. A família é nossa primeira escola!
11ª DICA
Não deixe o estresse transformar você em um monstro para seus filhos! Todo mundo sabe, é bem difícil manter o equilíbrio com a vida cheia de responsabilidades que temos. Contas para pagar, muitos impostos, a escola das crianças, plano de saúde, trabalho, trânsito... São inúmeras as coisas que nos tiram do sério. Mas a verdade é que os filhos não têm nada a ver com isso.
No programa desta semana, você acompanhou o quanto à tensão do dia-a-dia transformava a Angélica numa mãe sem paciência e, muitas vezes, injusta com os meninos. Faça algum esporte, trabalhe a respiração, organize sua agenda. Ache uma forma de aliviar seu estresse, sem sacrificar seu marido (ou sua mulher) e as crianças.

Torne seu dia-a-dia algo agradável e poupe os filhos das suas tensões!
12ª DICA

Um dos passos naturais da evolução das crianças é passar a ter consciência do próprio organismo e, a partir disso, aprender a controlar as necessidades fisiológicas. Os pais precisam ajudá-los nesse momento. Criar um espaço divertido no banheiro é uma boa idéia. Além disso, não reprima se ela fizer xixi nas calças, por exemplo. Também não dê risada. Qualquer uma dessas atitudes pode gerar insegurança.

Para evitar que a criança faça xixi na cama, leve-a ao banheiro antes de dormir e, quando for a sua hora de deitar, leve-a de novo, mesmo que a criança já esteja adormecida. Também não se deve dar muito líquido a elas no período que antecede a hora de dormir.

É função dos pais ajudar a criança a conhecer o próprio corpo!

13ª DICA
Saber dividir o tempo entre o trabalho e a família é muito importante. Tanto faz se você trabalha em casa ou fora, o essencial é perceber que seus filhos devem ser prioridade em sua agenda.

Reserve alguns momentos do dia a eles. Pode ser uma das refeições, na hora de levá-los à escola, pouco antes deles dormirem. Nos finais de semana, crie programas de entretenimento para toda a família (uma ida a um parque, um joguinho de futebol, uma peça teatral). É primordial que eles sintam unidade familiar, saibam que podem contar com os pais. Eles crescem mais seguros e felizes.

De nada adianta prosperidade no trabalho e infelicidade em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...